terça-feira, 21 de agosto de 2012

Add caption

Vamos lá, abandonar por alguns instantes meu instinto
 romanticíssimo para falar um pouco sobre outras coisas que 
não exija versos estruturados. 
Vamos então falar de alegria, de festa, de amigos, de baladas, de trabalho, 
de Deus, de tudo que nos envolve e constrói a nossa vida.
 Que tema abrangente, né? Pois é, fica meio difícil mesmo em apenas um
 post falar sobre todas essas coisas, aliás, eu nem saberia o que falar sobre 
todas essas coisas, já que são pessoais, e cada pessoa encara de uma maneira. 
O máximo que, talvez, eu conseguisse falar é sobre minhas experiências. 
   Mas isso não é assunto interessante pra ninguém que não me conheça, e quem
já me conhece, já conhece também o meu dia a dia.
 Enfim, queria mesmo é falar de como é bom aproveitar a vida, que está 
relacionado a tudo que eu disse ali em cima
 (tema apropriadíssimo pra uma sexta-feira)
 como é bom dedicar um tempo pra nós mesmos, 
deixar de lado as preocupações com trabalho, dinheiro, sentimento etc. etc. etc.
        São tantas coisas que invadem nossos dias que raramente paramos pra
 viver de verdade (claro que, isso é pra algumas pessoas, porque outras sabem, e muito, como viver). 
      O fato é que, sempre trabalhamos, estudamos, pensando em
 construir um futuro. 
     Mas o problema é que esse “construir um futuro” é constante, não para, 
e, se analisarmos, passamos a vida inteira tentando construir o futuro, 
que acaba nunca chegando. Por isso, eu defendo que o importante de verdade 
é planejar o futuro, se preparar pra ele é fundamental sim, mas viver o 
agora é indispensável.
 É legal fazer loucuras, às vezes; é bom extrapolar, fugir do limite,
 esquecer que existe o amanhã e aproveitar única e exclusivamente o hoje
 (mas lembre-se que eu disse, só às vezes), por que ficar preso a uma ideia
de que eu preciso me privar hoje pra ter amanhã pode não funcionar, afinal,
 hoje você diz isso, amanhã também, e depois, e depois, e aí? Quando é que
 você vai realmente aproveitar, se o amanhã estará sempre no amanhã? 
 Acordei hoje com vontade de falar sobre isso porque é sexta-feira, e sextas 
são sempre inspiradoras, é como se uma fase acabasse (o trabalho) e um novo
 ser surgisse em nós (o baladeiro, pra quem curte festa; o fiel, pra quem se 
dedica mais à igreja; a dona de casa, pra quem é mãe; o jogador de futebol,
 para os homens, e por aí vai), uma boa oportunidade pra colocarmos em 
prática o assunto deste post.
       Claro, não estou dizendo que não devemos pensar no amanhã, longe disso,
 e já disse por várias vezes. Mas é possível, sim, viver o hoje, 
fazer a oportunidade e não esperar que ela venha.
        E isso sem se desfazer da responsabilidade, do bom senso 
(mesmo que faça loucuras) e dos limites. Todos nós nos conhecemos bem, 
eu acho, então sabemos exatamente onde podemos chegar, o que nos fará 
bem sem prejudicar nossos dias vindouros. A mensagem que eu quero deixar aqui, resumidamente, é: troque aquela obsessão pelos estudos por algumas
 horas de conversa com os amigos; aquele hábito de pensar no trabalho
 o tempo todo por uma noite de festa sem hora pra acabar; aquele medo de
 gastar o dinheiro que você economizou por uma ida ao cinema, ao teatro ou
 coisa assim. 
       Não precisa fugir dos seus objetivos, nem prejudicar o seu tão esperado futuro. 
        Mas viver agora e aproveitar as coisas boas da vida no hoje é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário